domingo, 14 de março de 2010

Nuno Gama | Press Release


"SOLDADOS DA SAUDADE"

Esta colecção começa pelo desejo de grandes espaços, próximos da natureza, por grandes abrigos, grandes volumes e pela elegância do trespasse duplo, de referência Militar em contraste com a evidência da silhueta.
Continuo o mesmo do costume, fiel e apaixonado às minhas raízes, a reinterpretar os códigos desta terra, que de certeza, por algum motivo, me foi dada como minha e que me continua dar este orgulho enorme ao refazê-los. Por isso, esta viagem pelo interior, desde as montanhas às planícies onde se concentra esta tipologia de peças de maior rigor climatérico.
O Burel como fio condutor desta colecção levou-me até Miranda e ao Alentejo, na recuperação e na exploração das suas tradições, reinterpretadas em fórmulas de vestuário contemporâneo.
O magnífico recorte em talho vivo, aplicado nas Capas de Honras e as suas propriedades climatéricas levaram-me até Miranda onde encontrei ainda os Pauliteiros, fascinou-me o seu total look branco e, mais uma vez, a introdução do colorido, dado pelos lenços Minhotos, sem esquecer os seus coletes em Burel.
Não podia regressar sem passar pelos Caretos, fascinado pela forma como se identificam nas suas riscas clubistas – franjadas e pelas suas máscaras de madeira. Não fossem elas tão rígidas, não as teria substituído por algo similar e que faz todo o sentido nesta história, pelo que me foi recentemente apresentado no México, mais usáveis, mais Wrestling e muito mais fetichistas, que no fim dão a todo este remix cultural, um q.b. de outros mundos e sobretudo de outras referências mágicas.
A caminho do sul, desviei até às festas Equestres da Golegã, a elegância das suas jaquetas curtas - já por mim exploradas, da calça e o uso das faixas de cintura, em comum com os Pauliteiros. As camisas brancas de folhos e como não podia deixar de ser as botas de montar, que desta vez se refazem a partir das dos Pauliteiros, num look Cavaleiro misturado com Worker.
Já a Sul, no Alentejo refizemos novas versões no espírito da Samarra e recuperámos ainda o mix de xadrez/flores, com aplicações de fitas folclóricas em cores contrastantes, comuns também aos Pauliteiros de Miranda.
Com uma paleta muito natural como base. Granítica, nua e crua em degradées de cinzentos, com contrastes suaves de castanhos terra e adocicados pelos amêndoas, sempre em sobreposição com o total look branco ou dinamizado pelo azul náutico, que não nos deixa esquecer, esta nossa relação com o mar.
Matérias-primas bastante encorpadas contrastam com superfícies clássicas retro, mais suaves, em lãs puras, ou em misturas nobres de sedas ou caxemiras, os algodões reactualizam-se em superfícies aveludadas e os sintéticos, mais induzidos e com novos acabamentos waxed. O regresso às peles com pêlo, perfazem os jogos de contraste e de volumes.
Destaque para os jogos gráficos, em efeito de Sombras-Chinesas, para estampados inspirados noutra Alice Wonderland...

DESTAQUES:
Lançamento da colecção de Sapatos Nuno Gama, produzidos e distribuídos pela Eureka.

1 comentário:

  1. Great post! design lovers get inspired in a wonderful project called Boca do Lobo, this need to be shared
    http://www.bocadolobo.com/
    http://www.youtube.com/user/B0CAdoL0B0

    ResponderEliminar

Seguidores